24.8.06

>> Acompanhe correção online do Enem 2006 neste domingo.

Os 3,7 milhões de candidatos ao Enem 2006 (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão acompanhar a correção online da avaliação neste domingo (27/08), a partir das 18h. O UOL Vestibular exibirá, em tempo real, a resolução das questões, que será feita por professores dos cursinhos pré-vestibulares Objetivo e Etapa, de São Paulo.O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará o gabarito oficial do exame após as 19h. A consulta aos locais de prova já está disponível.

O Enem 2006 será aplicado às 13h, em 800 municípios do país e 140 unidades prisionais. O exame tem 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Quem não recebeu o cartão de confirmação de inscrição deverá entrar em contato com o programa Fala Brasil pelo telefone 0800-616161 ou procurar por listas afixadas na agência dos Correios, onde se inscreveu.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, o estudante que não tiver recebido esse documento deve comparecer ao local de prova, portando a carteira de identidade. "Ninguém será impedido de fazer o Enem por estar sem o cartão", informa. Os candidatos deverão levar o questionário socioeconômico, que foi enviado junto com o cartão de confirmação.

Aumento da procura

O número de inscritos no Enem cresceu 24% em relação ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Inep.A procura dos estudantes pelo exame cresceu a partir da implantação, em 2005, do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Uma boa nota pode garantir bolsas de estudos integrais ou parciais (50%) nas universidades não-públicas que participam do programa.Com a obrigatoriedade de apresentação de nota do Enem para disputar os benefícios no Universidade para Todos, o número de estudantes inscritos na prova chegou a dobrar no ano passado, quando 3 milhões de candidatos se inscreveram.O desempenho do estudante na avaliação também é utilizado por várias universidades brasileiras como critério de seleção para ingresso na graduação.

O Enem é uma avaliação voluntária de alunos que cursam a terceira série do ensino médio ou que já concluíram essa etapa em anos anteriores, cujo objetivo é analisar a qualidade da educação no país.

Dicas

O UOL Vestibular possui material que pode auxiliar os estudantes a revisar as matérias do ensino médio e a se preparar para as provas.Os candidatos podem se preparar para o Enem 2006, respondendo às questões dos exames anteriores (1998 a 2004). Temas do ensino médio também podem ser relembrados na página de revisão.

Na seção de atualidades, o estudante pode se informar sobre assuntos do dia-a-dia que podem ser tema de redação. Os alunos também têm à disposição uma série de obras literárias para os principais vestibulares do país.

>> Universidades darão cursos de saneamento.

Uma rede formada por universidades brasileiras e instituições governamentais vai desenvolver cursos para cerca de 5 mil gestores, técnicos e operadores de empresas de saneamento básico. O projeto, chamado Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (Recesa), divide-se em quatro núcleos regionais, geridos por 14 instituições de ensino.
Segundo o site do Programa nas Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Recesa pretende capacitar os profissionais em temas que vão do abastecimento de água até o manejo de resíduos sólidos urbanos.


"A idéia é construir um sistema de capacitação definitivo capaz de formar agentes qualificados por completo", destaca Ernani Ciríaco de Miranda, integrante do Comitê Gestor da RECESA e coordenador do Programa de Modernização do Setor de Saneamento, projeto desenvolvido pelo Ministério das Cidades em parceria com o PNUD.


A Rede detectou uma grande necessidade de capacitação para gestores responsáveis pelo planejamento institucional, pesquisadores e operadores da rede de tratamento.As atividades abordarão quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão das águas pluviais e gestão dos resíduos sólidos.


Até o fim de 2007, deverão ser realizados 150 cursos sobre temas como tratamento de água e esgoto, tubulações, conservação de água e energia elétrica, controle de qualidade de água, resíduos sólidos, formação de gestores, entre outros.

>> Bolsas de residência médica terão reajuste de 30%.

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, informaram na tarde desta quarta-feira (23/08), que o valor das bolsas de residência médica será reajustado em 30% a partir de janeiro de 2007.

O projeto de lei que estabelece o reajuste será enviado ao Congresso Nacional nos próximos dias. No caso das bolsas de residência que não são pagas pelo governo federal, o projeto prevê a integralização do reajuste até julho de 2007.

O valor atual da bolsa é de R$ 1.459.
Com informações do MEC