31.8.06
>> SP: alunos depredam escola por serem contrários à direção.
A polícia foi chamada para controlar o tumulto. Dez suspostos envolvidos nos atos de vandalismo, todos menores de idade, foram detidos e liberados horas depois. Ninguém ficou ferido.
A escola Maurício Nazar, uma das maiores da cidade, tem 2.020 alunos divididos em 45 turmas, da 5º série do ensino fundamental ao 3º ano de ensino médio. A direção afirma que parte dos estudantes aproveitava o intervalo para ir embora das aulas. Agora, os portões ficam fechados, o que teria causado revolta nos alunos.
A Polícia Civil abriu inquérito e a a secretaria de Estado da Educação informou que uma sindicância interna foi aberta ontem pela regional norte da Diretoria de Ensino de Guarulhos para apurar os motivos e os responsáveis pelos atos de vandalismo ocorridos na escola.
>> Olimpíada de Matemática mobiliza 14 milhões de alunos.
Os cem professores com alunos mais bem classificados ganharão um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada.
BRASÍLIA - Mais de 14 milhões de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas fizeram na terça-feira, dia 29, a prova da primeira fase da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com a diretora da olimpíada, Sueli Druck, a prova, realizada em 95% dos municípios brasileiros, foi mais elaborada em relação à do ano passado. “As questões exigiram um pouco mais de reflexão”, disse.
A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e criar vínculos entre o aluno e a escola. Além disso, os estudantes desenvolvem a auto-estima quando se destacam entre milhares de outros candidatos.
A premiação da olimpíada é dividida entre estudantes, professores, escolas e municípios. No total, participam 14 milhões de alunos de 32.603 escolas públicas de ensino fundamental e médio. Para os estudantes, serão distribuídas medalhas e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os cem professores com alunos mais bem classificados ganharão um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além disso, cem escolas receberão laboratórios de informática. Cinco municípios (um de cada região do País) ganharão quadras de esportes. Em março de 2007, serão divulgados os nomes dos vencedores.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo Impa, pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.
>> Unicamp lança biblioteca científica online.
“Disponibilizamos inclusive os arquivos-fontes de softwares, para que possam ser modificados", explica Eduardo Galembeck, professor da Unicamp.
SÃO PAULO - Todo o conteúdo gerado ao longo de dez anos pelo Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está agora disponível na internet, na Biblioteca Digital de Ciências. “Além de disponibilizar todo o conteúdo, queremos fazer da biblioteca um ambiente de ensino-aprendizagem, com a implementação das ferramentas de interação”, explica Eduardo Galembeck, professor da Unicamp e idealizador do projeto.
“Como subproduto, desenvolvemos ainda um gerenciador de biblioteca digital que pode abrigar outras subáreas e revistas eletrônicas no mesmo banco de dados, usando filtros específicos e tendo corpos editoriais próprios. O gerenciador será disponibilizado aos interessados sob demanda”, disse.
Além de artigos, imagens, links, apostilas, softwares e teses, o portal também já inaugurou uma das suas subáreas. “Criamos algo específico voltado para a bioquímica, que inclui a Revista Brasileira e Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, publicada pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)”, disse Galembeck.
Os usuários da biblioteca de ciências online podem até consultar guia para cursos, como o intitulado Bioquímica na Cozinha.
Atualmente, além do português, material em inglês também pode ser submetido ao novo portal. Todo o conteúdo, antes de ir para o ar, é avaliado por revisores. “Disponibilizamos inclusive os arquivos-fontes de softwares, para que possam ser modificados, visando ao ajuste mais adequado às necessidades de cada usuário”, disse Galembeck.