21.9.06

>> Professores fazem carreata em prol do ensino.

Por volta das 16h30 de ontem, professores da rede pública de Bauru saíram em carreata da Praça da Paz, passando pela região central da cidade com destino à Diretoria de Ensino, na Vila Falcão. A iniciativa foi do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que quer chamar a atenção da população e das autoridades para questões relativas ao ensino público.

De acordo com a coordenadora da Apeoesp na cidade, Maria José Oliveira dos Santos, os professores pretendem se aproximar mais da sociedade para discutir temas relativos ao ensino e lutar por melhoria nos salários e nas condições de ensino e de trabalho. “Além da nossa luta, queremos encontrar um meio de discutir com a sociedade a questão da violência, que tem prejudicado muito as escolas.

Precisamos encontrar mecanismos para que este problema social não entre nos colégios”, afirma.O comboio contou com alguns carros pilotados por professores e um ônibus que está percorrendo todo o Estado.

Os participantes saíram da Praça da Paz, passaram pela avenida Nações Unidas, pelo Centro da cidade e se dirigiram para a Vila Falcão, na Diretoria de Ensino, onde realizaram, com auxílio de um alto falante, uma breve discussão a respeito da conjuntura do ensino público.Segundo Maria José, a carreata irá acontecer em todas as cidades do Estado onde houver representação da Apeoesp. “A movimentação começou no dia 6 de setembro em Pindamonhangaba, depois passou por Aparecida e, desde então, vem percorrendo São Paulo”, explica.A participação não foi maciça. Para a coordenadora regional, a data escolhida foi determinante. “Convidamos todos os professores, de Bauru e região.

No entanto, temos um problema por hoje ser um dia letivo. Com isso, muitos professores estão em sala, trabalhando. A participação mais efetiva é de quem ministrou aula no período da manhã e tem a tarde livre”, explica

Nenhum comentário: